Crianças, jovens e seus direitos à educação e à saúde

UFRN, Natal, 5,6,7 de dezembro de 2022

Apresentação

O direito de crianças e jovens à educação e à saúde é um princípio constitucional irrefutável. Quando algo inesperado põe em risco sua saúde e sua vida é preciso criar uma história para dar sentido a essa inflexão da existência. Em que medida a pesquisa científica e as políticas sociais consideram ou negligenciam essas histórias?

A temática do III CINPaC, Crianças, jovens e seus direitos à educação e à saúde:  a centralidade de suas narrativas em pesquisa e políticas sociais, traz para o centro do debate narrativas de crianças, de jovens e de adultos com o objetivo de dar visibilidade aos sentidos por eles atribuídos à saúde e ao adoecimento de modo a favorecer a implementação de políticas que lhes garantam, com absoluta prioridade, o direito à vida, à dignidade e ao respeito. Este tem sido o propósito de uma rede internacional de pesquisa vinculada a instituições brasileiras, europeias e da América Latina, que sob óticas complementares, Educação, Psicologia, Linguística, Filosofia e Direito, tem ampliado questões que orientaram atividades acadêmicas e científicas de três projetos de pesquisa financiados ao longo dos últimos 10 anos pela CAPES e CNPq.

O primeiro CINPAC, Raconter l’école en cours de scolarité (Narrar a escola durante a escolarização), foi realizado na Université de Nantes, dias 14 e 15 de novembro de 2013 e fez parte das ações do Projeto “Narrativas Infantis: o que contam as crianças sobre as escolas da infância” (2012-2015). O II CINPAC, “Infâncias e juventudes em espaços escolares e não escolares”, encerrou as atividades do Projeto “Narrativas da Infância: o que contam as crianças sobre a escola e os professores sobre a infância” (2016 – 2018) e foi realizado na UFRN, dias 5, 6 e 7 de dezembro de 2018.

O III CINPAC se realizará na UFRN nos mesmos dias do Colóquio anterior: 5, 6 e 7 de dezembro de 2022 e também faz parte das atividades conclusivas do projeto de pesquisa “Narrativa, educação e saúde: crianças, famílias e professores entre o hospital e a escola”, financiado pelo CNPq (2018-2023). Enquanto fórum de debates, ele estende seu convite a grupos e redes de pesquisa em educação, saúde e demais áreas do conhecimento que, em defesa da vida, contribuam para o avanço de pesquisas interdisciplinares com vista a contribuir com políticas sociais voltadas para a garantia dos direitos à vida, à  saúde, à educação e, mais especificamente, ao que concerne a crianças e jovens que vivem suas vidas, ou parte delas, em tratamento de saúde.

Os impactos sanitários, sociais, escolares e culturais, impostos pela pandemia da COVID-19, a partir de 2020, e seus desdobramentos sobre a sociedade em geral e particularmente sobre as instituições educativas, abriram novos campos de pesquisa em defesa da vida. Eles alargaram os conceitos de bioética e de biopolítica e tornaram cada vez mais fortes e mais visíveis as interfaces entre educação, saúde e a centralidade da experiência humana no que concerne aos direitos à vida e à responsabilidade por sua preservação.

Objetivos

  1. Colocar em debate resultados de pesquisas que investigam experiências vividas e narradas por crianças, jovens e adultos sobre o adoecimento e situações contrárias ao seu bem estar, a seus direitos à educação, à saúde, à dignidade, à vida;

 

  1. Discutir o acompanhamento, o cuidado e o bem-estar com vistas à formação de profissionais de saúde e educação;

 

  1. Aprofundar a reflexão sobre perspectivas epistemológicas, teórico-metodológicas e éticas da pesquisa com crianças e jovens enquanto sujeitos de direitos, reflexivos, ativos, críticos e sensíveis diante dos desafios atuais.

Eixos

  1. Perspectivas epistemológicas, metodológicas e ética da pesquisa com crianças e jovens 
  1. Políticas sociais: infâncias e juventude em situação de vulnerabilidade social 
  1. Formação de profissionais de educação e de saúde: perspectivas humanizadoras 
  1. Educação terapêutica: outros olhares sobre o adoecimento e o paciente  
  2. O sujeito em espaços educadores: participação infanto-juvenil e empoderamento  
  3. Entre saúde e adoecimentos: acompanhamento, cuidado e bem estar  
  4. Narrativas de crianças hospitalizadas: direito à saúde e à educação em situação de adoecimento  
  5. Educação, Narrativas e Saúde: desafios, contribuições e aberturas

Programação

8h

Acolhimento

Credenciamento

8h30

Abertura

9h-10h40

Mesa-redonda 1

Epistemologia, métodos e ética na pesquisa voltada para a infância

 

Teresa Sarmento, UMinho, Portugal

– Narrativas (auto)biográficas e formação: da experiência narrada à construção de conhecimento científico

 

Ecleide Cunico Furlanetto, UNICID

Confluências de ponto de vista e escuta sensível: a pesquisa (auto)biográfica com crianças

 

– Conceição Leal da Costa, UÉvora, Portugal

Por quê, com que sentido e como investigamos? Reflexões e muitas questões na formação de professore(as)

 

Maria Conceição Passeggi, UFRN, UNICID

– Percepções éticas da pesquisa com crianças, jovens e adultos (Coordenação)

 

11H- 12h30

Mesa-redonda 2

Saúde e educação: um olhar humanizador

 

– Luciane De Conti, UFRGS

Adoecimento e cuidado na infância: uma perspectiva psicanalítica

 

– Camila Aloisio Alves, FMP/UNIFASE

Adoecimento crônico de crianças e aprendizados experienciais: práticas inovadoras no acompanhamento e cuidado em saúde e educação

 

Iduína Mont’Alverne Chaves, UFF 

Ecos da Pandemia Covid 19 nas narrativas de professores: ressonâncias emocionais e simbólicas

 

– Roberta Ceres Antunes Medeiros de Oliveira, UERN (Coordenação)

Narrativas da experiência docente “no chão do hospital”: formação inicial e continuada

 

8h30-10h20

Rodas de conversa

Narrativas de si, educação e saúde

10h30 – 12h

Mesa-redonda 3

Infância e adolescência em espaços educadores

 

Alexsandro dos Santos Machado, UFRPE

Infâncias e juventudes na Cidade Educadora: narrativas disruptivas de ideologias e utopias

 

– André Magri, IFCE

Ler a palavra, ler a si: pesquisa (auto) biográfica com jovens leitores campesinos.

 

– Marlos Bezerra, UFRN

“Quem é da periferia, dá um grito aí”: narrativas autobiográficas como método de pesquisa-ação-transpessoal em projetos de arte e cultura.

– Luciana Medeiros, IFRN (Coordenação

Pesquisa-formação com jovens: sobre viver o presente e projetar o amanhã

 

12h-14h

Intervalo para almoço

14h – 15h30

Mesa-redonda 4

Crianças e jovens como sujeitos de direitos

 

– André Augusto Diniz Lira, UFCG (Coordenação)

Pelo encontro das narrativas: exclusão social, ética do reconhecimento e formação.

 

 – Gabriel Murillo, UDeA, Colômbia

Acolhimento em outra biopolítica da educação

 

– Marineide de Oliveira Gomes – UNIFESP

Políticas Educacionais e escuta de crianças em tempos de pandemia do Covid 19: tensões e perspectivas

 

– Sandra Maia Vasconcelos, UFC

Um tempo que nunca passa: narrativas de experiências marcadas pelo hardening

 

 

15h às 17h30

Mesa-redonda 5

Narrativas da experiência em situação de adoecimento

 

– Elizeu Clementino de Souza – UNEB

Adoecer e aprender no contexto hospitalar: o que narram as crianças?

 

Andréia Gomes da Silva, AHED-SEEC

Narrativas da experiência sobre o processo de formação docente no AEHD

 

– Senadath Rodrigues – SEEC/RN – ELP/RN

Entre a escola e o hospital

 

– Simone Maria da Rocha, UFERSA (Coordenação)

Narrativas de crianças em situação de hospitalização e adoecimento: o que aprendemos com elas?

 

 

 

17H40

Lançamento de livros

8h30-10h20

Rodas de conversa

Narrativa de si, educação e saúde

10h30 – 12h

Mesa-redonda 6

Escuta sensível de narrativas da infância

 

– Carolina Kondratiuk, GIS LSC, CIRCEFT Paris 8 (Coordenação)

-Saberes invisíveis e transcriação do sujeito

 

– Anne Dizerbo, GIS LSC, EXPERICE Sorbonne Paris Nord

-A criança como sujeito de direitos

 

– Izabel Galvão, Paris Nord, França

Escutar as crianças de corpo inteiro: expressividade e intersubjetividade nas narrativas infantis

 

– Daniela Freire, UFMT

A formação docente como ambiente de pensamento: narrativas e participação infantil

– Ida Carneiro Martins, UNICID

Lembranças de brincadeiras da infância na constituição da docência: implicações para os campos da educação e  da saúde

 

12h-14h

Intervalo para almoço

14h – 15h30

Mesa-redonda 7

Arte, educação e vulnerabilidade social

 

– Rosvita Kolb Bernardes, UFMG

Narrativas de crianças em um ateliê de arte (auto)biográfico

 

– Luciane Germano Goldberg, UFC

Ateliê pintante: narrativas plásticas de crianças em extrema vulnerabilidade social no Instituto da Primeira Infância – IPREDE-CE

– Fredy Henrique González, UFR

Autoesculturas escritas: narrativas (auto)biográficas no contexto de uma Pedagogia da Sedução

 

– Margarita Villegas, UFERSA

Discursos e memórias de infâncias e adolescentes migrantes

 

– Cynara Ribeiro, UFRN (Coordenação)

Ecos da infância na formação de professores

 

15h30 às 17h30

 

Conferência de encerramento

Béatrice Mabilon-Bonfils (Cergy-Pontoise)

 

Painel de encerramento

Lançamento da RINPAC

              Coordenação: Tatyana Mabel

19h

Jantar de confraternização

Inscrição e Submissão de Resumos

Período de Inscrição: 15/10 até 25/11

Sobre as inscrições

Para realizar a sua inscrição utilize o link abaixo. Se você vai enviar resumo, é necessário antes baixar o arquivo modelo e substituir com os seus dados e conteúdo. No ato da inscrição você vai selecionar se deseja ou não enviar resumo e lá mesmo você poderá anexar o seu resumo.

Normas dos resumos

Máximo de 1000 caracteres sem espaço. Referências: Incluir 4 referências-chave no corpo do resumo e 4 palavras-chave. Fonte: Times New Roman, 12, espaçamento simples, formatação justificada, margens 2,5. Eixo: informar acima do título o eixo do seu trabalho. Título em negrito, centralizado, fonte 14, caixa alta, autor(a) à direita, indicar filiação e e-mails. Mini-cv do(a) primeiro(a) autor(a) no final do resumo, conforme modelo (máximo de 400 caracteres sem espaço).

Nome do arquivo: antes de anexar renomeie o seu arquivo para o seu nome completo ex: “MARIA DA SILVA.doc” 
Eixos disponíveis: 

  1. Perspectivas epistemológicas, metodológicas e ética da pesquisa com crianças e jovens 
  1. Políticas sociais: infâncias e juventude em situação de vulnerabilidade social 
  1. Formação de profissionais de educação e de saúde: perspectivas humanizadoras 
  1. Educação terapêutica: outros olhares sobre o adoecimento e o paciente  
  2. O sujeito em espaços educadores: participação infanto-juvenil e empoderamento 
  3. Entre saúde e adoecimentos: acompanhamento, cuidado e bem estar  
  4. Narrativas de crianças hospitalizadas: direito à saúde e à educação em situação de adoecimento  
  5. Educação, Narrativas e Saúde: desafios, contribuições e aberturas

Certificados

Sobre os Certificados de Participação

Todas as pessoas que tiveram sua presença confirmada no evento receberão via SIGAA o certificado de participação

Comissões

COMISSÃO ORGANIZADORA INTERNACIONAL

Teresa Jacinto Sarmento, UMinho, Portugal 

Conceição Leal da Costa, UÉvora, Portugal

Gabriel Murillo Arango, UdeA, Medellín, Colombia

Béatrice Mabillon-Bonfils, Université de Cergy Pontoise, França

Christine Delory-Momberger, GIS Campus Condorcet, França

Anne Dizerbo, GIS,Paris Nord, França

Carolina Kondratiuk, Gis Paris 8, França

Martine Lani-Bayle, Université de Nantes, França

COMISSÃO ORGANIZADORA LOCAL

Maria da Conceição Passeggi (Presidente do III CINPAC)

Tatyana Mabel Nobre Barbosa, UFRN (Coordenadora do CINPAC)

Ecleide Cunico Furlanetto, UNICID (Presidente do Comitê Científico)

Patrícia Lúcia Galvão, NEI-UFRN (Vice-líder do GRIFARS-UFRN-CNPq)

Cristóvão Pereira de Souza (Presidente da ANNHIVIF)

Simone Maria da Rocha, UFERSA

Roberta Ceres Antunes Medeiros de Oliveira, UERN

André Augusto Diniz Lira, UFCG

Luciane De Conti, UFRGS

Camila Aloisio Alves, FMP/UNIFASE

Elizeu Clementino de Souza, UNEB

Sandra Maia Vasconcelos, UFC

Jacyene Melo de Oliveira Araújo, UFRN (PPGEESP)

Irene Reis dos Santos, Core

Alexsandro dos Santos Machado, UFRPE

SECRETARIA EXECUTIVA

Patrícia Lúcia Galvão

Cristóvão Pereira Souza

Emmanuel Dário Gurgel da Cruz

COMISSÃO DE DIVULGAÇÃO

Irene Reis dos Santos, CORE, SP

Ivanice Nogueira de Carvalho Gonçalves, Narrar-UNICID

IDENTIDADE VISUAL

Viana Patrício Barbosa Neto, Grifars,UFRN-CNPq

COMISSÃO CIENTÍFICA

Ecleide Cunico Furlanetto, UNICID (Coordenadora)

Alexsandro Machado, UFRPE

André Augusto Diniz Lira, UFCG

Andrea Abreu Astigarraga, UVA

Camila Aloisio Alves, FMP-UNIFASE

Conceição Leal da Costa, UÉvora

Luciane De Conti, UFRGS

Maria Teresa Jacinto Sarmento, UMinho

Marineide de Oliveira Gomes, Unifesp

Elizeu Clementino de Souza, UNEB

Gabriel Jaime Murillo, UdeA

Gilcilene Lélia Souza do Nascimento, UFERSA

Herli de Sousa Carvalho, UFMA

Daniela Barros da Silva Freire Andrade, UFMT

Luciane Germano Goldberg, UFC

Roberta Ceres Antunes Medeiros de Oliveira, UERN

Simone Maria da Rocha, UFERSA

Tamar Genz Gaulke, UFRN

Tatyana Mabel Nobre Barbosa, UFRN

COMISSÃO ORGANIZADORA EXECUTIVA

Patrícia Lúcia Galvão, NEI-UFRN, Vice-Líder do GRIFARS-UFRN-CNPq

Tatyana Mabel Nobre Barbosa, UFRN

Andréia Gomes da Silva, NAEHD-SUESP-SEEC-RN

Cristóvão Pereira Souza, ANNHIVF

Roberta Ceres Antunes Medeiros de Oliveira, UERN

Senadaht Barbosa Baracho Rodrigues, SEEC-RN

Tamar Genz Gaulke, UFRN

Natalia Prado Oliveira de Oliveira, GRIFARS – UFRN/UNICID

Cristiane Nobre Nunes, Narrar-UNICID

Vagner Novaes Tranche, UNICID

Ivanice Nogueira de Carvalho Gonçalves, Narrar-UNICID

Irene Reis dos Santos, CORE, SP

Patrícia de Ávila Vechiatto Cajai, Colégio Dante Alighiere SP, UNICID

Priscila Aliança, IFRN

Gabriela Loech, Secretaria de Educação de Taubaté-SP, UNICID

Evanílson Gurgel, GRIFARS-UFRN-CNPq

Silvia Lopes, UNICID

Grupos de Pesquisa

Grifars|Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, Auto.Biografia, Representações e Subjetividades (UFRN-CNPq)

Gepnae|Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas (Auto)biográficas em Educação (UFERSA-CNPq)

GPSCE| Grupo de Pesquisa Sociedade, Cultura e Educação (UFCG-CNPq)

Gepas| Grupo de estudos e pesquisas (auto)biográficas (UVA-CNPq)

Grafho| Grupo de Pesquisa, (Auto)Biografia, Formação, História Oral, (UNEB-CNPq)

Gelda|Grupo de Estudos em Linguística e Discurso Autobiográfico (UFC-CNPq)

Gepas|Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)Biográficas (UVA-CNPq)]

Gepaiir|Grupo de Estudos e Pesquisas Autobiográficas, Interdisciplinares e Interculturais de Roraima (UFRR-CNPq)

Gppin |Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (UFMT-CNPq)

COM| Comunidade de Pesquisa em Narrativas Autobiográficas, Estudos da Linguagem e Pedagogias Emergentes (UFRPE-CNPq)

Cimne|Grupo de Pesquisa Cultura, Imaginário, Memória, Narrativa e Educação (UFF-CNPq).

Diafhna|Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas (UFC-CNPq)

Narrar|Grupo de Pesquisa Narrativas, Aprendizagem e Formação (UNICID-CNPq)

NEPIs|Núcleo de Estudo em Psicanálise e Infâncias (UFRGS-CNPq)

Nuped|Núcleo de Pesquisa em Educação (UERN-CNPq)

Núcleo de Estudos e Pesquisas: Educação inclusiva, tecnologia educacional e formação profissional em diferentes contextos (UFSCar-CNPq)

GEPADIEB – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Aprendizagem, Desenvolvimento e Inclusão na Educação Básica – (UNICID-CNPq)

Instituições

Promoção:

UFRN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

CE, Centro de Educação

PPGEd-UFRN, Programa de Pós-Graduação em Educação

NEI-CAp-UFRN, Núcleo de Educação da Infância

GRIFARS-UFRN-CNPq, Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, Auto.Biografia, Representações e Subjetividades 

SEEC|SUESP|NAHED-RN, Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar da Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Rio Grade do Norte

ANNHIVIF, Associação Norte-Nordeste de Histórias de Vida e Formação

Financiamento:

CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Consulado da França no Recife

Associações Científicas

ASIHVIF|RBE – Association Internationale des Histoires de Vie en Formation et de Recherche Biographique en Éducation, www.asihvif.com 

BIOgraph – Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, www.biograph.org.br 

ANNHIVIF, Associação Norte-Nordeste de Histórias de Vida e Formação 

CIERS-ed/FCC – Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais, Subjetividade e Educação, Fundação Carlos Chagas

GIS – Le sujet dans la Cité – www.lesujetdanslacite.com 

CORE – Comunidade Reinventando a Educação http://www.coreduc.org/

CIRBE – Collège International de Recherche Biographique en Éducation

Instituições Organizadoras:

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN
Universidade Federal Rural do Semiárido, UFERSA
Universidade Cidade de São Paulo, UNICID
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG
Faculdade de Medicina de Petrópolis, FMP/UNIFASE
Universidade do Estado da Bahia, UNEB
Universidade Federal do Ceará, UFC
Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA
Universidade de Évora, Évora, Portugal
Universidade do Minho, UMinho, Portugal
Universidade de Antioquia, UdEA, Colômbia
GIS Le sujet dans la Cité, Paris

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