O II Colóquio Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica com Crianças e Jovens – CINPAC – tem como tema de debate: “Infâncias e juventudes em espaços escolares e não escolares”. O II CINPAC dá sequência e amplia o debate do I Colóquio Internacional sobre o tema “Raconter l’école en cours de escolarité”, presidido por Martine Lani-Bayle, promovido pelo CREN – Centre de Recherche d’Education de Nantes e realizado na Université de Nantes, em 14 e 15 de novembro de 2013.
Os dois Colóquios se inserem nas ações de dois projetos de pesquisa financiados pela CAPES e o CNPq: “Narrativas infantis: o que contam as crianças sobre as escolas da infância” (MCTI-CNPq| MEC-CAPES|Edital Ciências Humanas, Ciências Sociais e Sociais Aplicadas -07|2011, processo no. 401519-2011-2) e “Narrativas da infância: o que contam as crianças sobre a escola e os professores sobre a infância” (MCTI-CNPq|Edital Universal 14-2014, processo no. 462119|2014-9).
Os estudos que subsidiam os debates, realizados em redes de pesquisa nacional e internacional, se originam nas indagações sobre as lembranças da escola com seus lados agradáveis e traumáticos que surgem nas narrativas de adultos, espontaneamente. O que subsiste em suas histórias de vida são sobretudo as emoções, os vínculos humanos e o que os acompanham, desordens, amizades, exemplos, admirações, o contato com o cenário e objetos da escola, livros, cadernos, que se situam para além do tempo e demais aprendizagens. De que modo as interrogações sobre o sensível e o afetivo que acompanham os processos cognitivos, ou que se impõem a eles, nos ajudariam a pensar a escola e a qualidade de vida, quem sabe a felicidade, nas instituições que acolhem a infância?
Com o apoio do CNPq e da Capes, o GRIFARS-UFRN-CNPq congregou pesquisadores do Brasil, França, Portugal e Colômbia em projetos de cooperação nacional e internacional em torno de um interesse comum: interrogar o sentido que as crianças e professores atribuem a suas experiências escolares e não escolares. O que dizem as crianças sobre a escola? Como refletem sobre as experiências vividas na escola e fora dela? O que nos ensinam em suas narrativas sobre a qualidade de vida, o bem-estar, o mal-estar, a violência, o bem-querer, a amizade, o presente, o passado, o futuro? O que emerge nas memórias dos professores sobre sua infância e como incidem em sua ação profissional presente? O que dizem sobre conviver com as infâncias no seu trajeto profissional? Esses saberes podem nos ajudar a (re)pensar a escola, a formação docente, as políticas educacionais para a infância e a juventude?
1. Por em debate resultados de pesquisas realizadas pelo GRIFARS-UFRN-CNPq em projetos financiados pelo CNPq/CAPES, que investigam narrativas de crianças, de jovens e de professores sobre suas experiências em contextos formais e informais, escolas, hospitais, abrigos, família, destacando interfaces entre educação e saúde;
2. Discutir desafios, questionamentos e tendências no que concerne à epistemologia, teorias, métodos e ética da pesquisa (auto)biográfica com crianças e jovens como sujeitos de direitos, reflexivos, críticos e sensíveis;
3. Congregar pesquisadores que investigam com crianças e jovens saberes da experiência escolar e não escolar, interrogando o sensível, o imaginário, o afetivo que acompanham os processos cognitivos, ou que se impõem a eles, com vistas pensar o bem estar e a qualidade de vida nas instituições que os acolhem.
1. Epistemologia e métodos de pesquisa (auto)biográfica com crianças e jovens
2. Infâncias e juventudes em ambiente escolar
3. Infâncias e juventudes em ambiente não escolar
4. Formação de professores: aprendizagens ao longo da vida
Para realizar a sua inscrição utilize o link abaixo. Se você vai enviar resumo, é necessário antes baixar o arquivo modelo e substituir com os seus dados e conteúdo. No ato da inscrição você vai selecionar se deseja ou não enviar resumo e lá mesmo você poderá anexar o seu resumo.
Máximo de 1000 caracteres sem espaço. Referências: Incluir 4 referências-chave no corpo do resumo e 4 palavras-chave. Fonte: Times New Roman, 12, espaçamento simples, formatação justificada, margens 2,5. Eixo: informar acima do título o eixo do seu trabalho. Título em negrito, centralizado, fonte 14, caixa alta, autor(a) à direita, indicar filiação e e-mails. Mini-cv do(a) primeiro(a) autor(a) no final do resumo, conforme modelo (máximo de 400 caracteres sem espaço).
Nome do arquivo: antes de anexar renomeie o seu arquivo para o seu nome completo ex: “MARIA DA SILVA.doc”
Eixos disponíveis: 1. Epistemologia e métodos de pesquisa (auto)biográfica com crianças; 2. Infâncias e juventudes em ambiente escolar; 3. Infâncias e juventudes em ambiente não escolar; 4. Formação de professores: aprendizagens ao longo da vida.
Todas as pessoas que tiveram sua presença confirmada no evento receberam via SIGAA o certificado de participação
As pessoas que apresentaram trabalho poderão procurar abaixo por seu certificado.
Maria da Conceição Passeggi (Presidente do II CINPAC)
Martine Lani-Bayle, UNantes, França (Organizadora do Colóquio em Nantes)
Ecleide Cunico Furlanetto, UNICID (Coordenadora do Comitê Científico)
Simone Maria da Rocha, UFERSA (Presidente da ANNHIVIF)
Andrés Klaus Runge Peña, UdeA,
Medellin Christine Delory-Momberger, CIRBE, Paris 13
Elizeu Clementino de Souza, UNEB
Gilvete de Lima Gabriel, UFRR
Iduina Mont’Alverne Chaves, UFF
Luciane De Conti, UFRGS
Maria Estela Holanda Campelo, UFRN
Jacyene Araújo, UFRN
Teresa Sarmento, UMinho
Conceição Leal da Costa, UEvora
Marineide de Oliveira Gomes, Unisantos
Marta Maria Araújo, UFRN
Sandra Maia Vasconcelos, UFC
Ercília Maria Braga de Olinda, UFC
Tatyana Mabel Nobre Barbosa, UFRN
Sandra Cristinne Xavier da Câmara, IFRN
Cristóvão Pereira Souza, ANNHIVF
Simone Maria da Rocha, UFERSA
Pedro Luiz dos Santos Filho, UFRN
Viana Patrício Barbosa Neto, UFRN
Emmanuel Dário Gurgel da Cruz, SMEC
Lusia Mary Rolemberg Menacho, IFPB
Roberta Ceres Antunes Medeiros de Oliveira, UERN
Luciana Medeiros da Cunha, IFRN
Andréia Gomes da Silva, NAEHD-SUESP-SEEC-RN
Iêda Licurgo Gurgel
Fernandes, SEEC-RN
Vanessa Cristina Oliveira da Silva, SEEC-RN
Ana Maura Tavares dos Anjos, doutoranda PPGED
Ana Glícia de Souza Medeiros, doutoranda PPGED
Senadaht Barbosa Baracho Rodrigues, NAEHD-SUESP-SEEC-RN
Tamar Genz Gaulke, UFRN
Maria de Fátima Araújo, NEI-UFRN
Evanilson Gurgel, UFBA
Patrícia Lúcia Galvão, NEI-UFRN
Ecleide Cunico Furlanetto, UNICID (Coordenadora)
Luciane Goldberg, UFC Simone Albuquerque da Rocha, UFMT
Elizeu Clementino de Souza, UNEB
Adelina Novaes, UNICID-FCC
Anne Dizerbo, EXPERICE, Paris 13
André Augusto Diniz Lira (UFCG)
Celi Espasandin Lopes, UNICID-UNICSUL
Lúcia Villas Bôas, UNICID-FCC
Alexsandro Machado, UFPE
Conceição Leal da Costa, UEvora
Simone Maria da Rocha, UFERSA
Daniele Barros Freire Andrade, UFMT
Gianini Maria de Souza Piero, UFF
Gilcilene Lélia Souza do Nascimento, UFERSA
Herli de Sousa Carvalho, UFMA
Camila Aloisio Alves, FMP
Andrea Astigarraga, UVA
Márcio Mori, UNICARIOCA
Carlos Ospina Cruz, UdeA
Gabriel Jaime Murillo, UdeA
Tatyana Mabel Nobre Barbosa, UFRN
Tamar Genz Gaulke, UFRN
Maria de Fátima Pinheiro Carrilho, IFESP
Maria de Fátima Araújo, NEI-UFRN
Eleny Gianini, UFCG
Cristóvão Pereira Souza, Grifars,UFRN-CNPq, Annhivif
Ana Glícia de Souza Medeiros, doutoranda PPGED
Senadaht Barbosa Baracho Rodrigues, Naehd-Suesp-Seec-Rn
Lusia Mary Rolemberg Menacho, IFPB
Viana Patrício Barbosa Neto, Grifars,UFRN-CNPq
Cristóvão Pereira Souza, Grifars,UFRN-CNPq, Annhivif
Grifars | Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, Auto.Biografia, Representações e Subjetividades (UFRN-CNPq)
Gepnae | Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas (Auto)biográficas em Educação (UFERSA-CNPq)
Nepeia | Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Infância e Adolescência
Narrar | Grupo de Pesquisa Narrativas, Aprendizagem e Formação (UNICID-CNPq)
Cimne | Grupo de Pesquisa Cultura, Imaginário, Memória, Narrativa e Educação (UFF-CNPq)
Observatório de Profissionais da Educação Pesquisa-formação (Unisantos-CNPq)
Grafho | Grupo de Pesquisa, (Auto)Biografia, Formação, História Oral, (UNEB-CNPq)
Gelda | Grupo de Estudos em Linguística e Discurso Autobiográfico (UFC-CNPq)
Diafhna | Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas (UFC-CNPq)
Escre(vi)ver | Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação (UFBA-CNPq)
Gppin | Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (UFMT-CNPq)
Gepaiir | Grupo de Estudos e Pesquisas Autobiográficas, Interdisciplinares e Interculturais de Roraima (UFRR-CNPq)
Gepas | Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)Biográficas (UVA-CNPq)
Prapeb | Grupo de práticas pedagógicas na educação Básica (UNICID-CNPq)
UFRN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
PPGEd-UFRN, Programa de Pós-Graduação em Educação
GRIFARS-UFRN-CNPq, Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, Auto.Biografia, Representações e Subjetividades
BIOgraph, Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica
Annhivif, Associação Norte-Nordeste de Histórias de Vida e Formação
SEEC|SUESP|NAHED|-RN, Núcleo de Atendimento Hospitalar e Domiciliar
CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Asihvif | Rbe, Association Internationale des Histoires de Vie en Formation et de Recherche Biographique en Éducation, www.asihvif.com
BIOgraph, Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, www.biograph.org.br
Ciers-ed/FCC – Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais, Subjetividade e Educação, Fundação Carlos Chagas
Cirbe, Collège International de Recherche Biographique en Éducation Le Sujet dans la Cité – www.lesujetdanslacite.com Core – Comunidade Reinventando a Educação http://www.coreduc.org/
Université de Nantes, UN-CREN, França
Universidade Cidade de São Paulo, UNICID
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS
Universidade Federal de Roraima, UFRR
Universidade Federal Fluminense, UFF
Universidade do Estado da Bahia, UNEB
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN
Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA
Universidade Católica de Santos, UNISANTOS
Universidade de Évora, UEvora, Portugal
Universidade do Minho, UMinho, Portugal
Universidade de Antióquia, UEA, Colômbia
Universidade Federal do Ceará, UFC
Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA