O direito de crianças e jovens à educação e à saúde é um princípio constitucional irrefutável. Quando algo inesperado põe em risco sua saúde e sua vida é preciso criar uma história para dar sentido a essa inflexão da existência. Em que medida a pesquisa científica e as políticas sociais consideram ou negligenciam essas histórias?
A temática do III CINPaC, Crianças, jovens e seus direitos à educação e à saúde: a centralidade de suas narrativas em pesquisa e políticas sociais, traz para o centro do debate narrativas de crianças, de jovens e de adultos com o objetivo de dar visibilidade aos sentidos por eles atribuídos à saúde e ao adoecimento de modo a favorecer a implementação de políticas que lhes garantam, com absoluta prioridade, o direito à vida, à dignidade e ao respeito. Este tem sido o propósito de uma rede internacional de pesquisa vinculada a instituições brasileiras, europeias e da América Latina, que sob óticas complementares, Educação, Psicologia, Linguística, Filosofia e Direito, tem ampliado questões que orientaram atividades acadêmicas e científicas de três projetos de pesquisa financiados ao longo dos últimos 10 anos pela CAPES e CNPq.
O primeiro CINPAC, Raconter l’école en cours de scolarité (Narrar a escola durante a escolarização), foi realizado na Université de Nantes, dias 14 e 15 de novembro de 2013 e fez parte das ações do Projeto “Narrativas Infantis: o que contam as crianças sobre as escolas da infância” (2012-2015). O II CINPAC, “Infâncias e juventudes em espaços escolares e não escolares”, encerrou as atividades do Projeto “Narrativas da Infância: o que contam as crianças sobre a escola e os professores sobre a infância” (2016 – 2018) e foi realizado na UFRN, dias 5, 6 e 7 de dezembro de 2018.
O III CINPAC se realizará na UFRN nos mesmos dias do Colóquio anterior: 5, 6 e 7 de dezembro de 2022 e também faz parte das atividades conclusivas do projeto de pesquisa “Narrativa, educação e saúde: crianças, famílias e professores entre o hospital e a escola”, financiado pelo CNPq (2018-2023). Enquanto fórum de debates, ele estende seu convite a grupos e redes de pesquisa em educação, saúde e demais áreas do conhecimento que, em defesa da vida, contribuam para o avanço de pesquisas interdisciplinares com vista a contribuir com políticas sociais voltadas para a garantia dos direitos à vida, à saúde, à educação e, mais especificamente, ao que concerne a crianças e jovens que vivem suas vidas, ou parte delas, em tratamento de saúde.
Os impactos sanitários, sociais, escolares e culturais, impostos pela pandemia da COVID-19, a partir de 2020, e seus desdobramentos sobre a sociedade em geral e particularmente sobre as instituições educativas, abriram novos campos de pesquisa em defesa da vida. Eles alargaram os conceitos de bioética e de biopolítica e tornaram cada vez mais fortes e mais visíveis as interfaces entre educação, saúde e a centralidade da experiência humana no que concerne aos direitos à vida e à responsabilidade por sua preservação.
8h | Acolhimento Credenciamento |
8h30 | Abertura |
9h-10h40 | Mesa-redonda 1 Epistemologia, métodos e ética na pesquisa voltada para a infância
Teresa Sarmento, UMinho, Portugal – Narrativas (auto)biográficas e formação: da experiência narrada à construção de conhecimento científico
Ecleide Cunico Furlanetto, UNICID Confluências de ponto de vista e escuta sensível: a pesquisa (auto)biográfica com crianças
– Conceição Leal da Costa, UÉvora, Portugal Por quê, com que sentido e como investigamos? Reflexões e muitas questões na formação de professore(as)
Maria Conceição Passeggi, UFRN, UNICID – Percepções éticas da pesquisa com crianças, jovens e adultos (Coordenação)
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11H- 12h30 | Mesa-redonda 2 Saúde e educação: um olhar humanizador
– Luciane De Conti, UFRGS Adoecimento e cuidado na infância: uma perspectiva psicanalítica
– Camila Aloisio Alves, FMP/UNIFASE Adoecimento crônico de crianças e aprendizados experienciais: práticas inovadoras no acompanhamento e cuidado em saúde e educação
– Iduína Mont’Alverne Chaves, UFF Ecos da Pandemia Covid 19 nas narrativas de professores: ressonâncias emocionais e simbólicas
– Roberta Ceres Antunes Medeiros de Oliveira, UERN (Coordenação) Narrativas da experiência docente “no chão do hospital”: formação inicial e continuada
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8h30-10h20 | Rodas de conversa Narrativas de si, educação e saúde |
10h30 – 12h | Mesa-redonda 3 Infância e adolescência em espaços educadores
– Alexsandro dos Santos Machado, UFRPE Infâncias e juventudes na Cidade Educadora: narrativas disruptivas de ideologias e utopias
– André Magri, IFCE Ler a palavra, ler a si: pesquisa (auto) biográfica com jovens leitores campesinos.
– Marlos Bezerra, UFRN “Quem é da periferia, dá um grito aí”: narrativas autobiográficas como método de pesquisa-ação-transpessoal em projetos de arte e cultura. – Luciana Medeiros, IFRN (Coordenação Pesquisa-formação com jovens: sobre viver o presente e projetar o amanhã
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12h-14h | Intervalo para almoço |
14h – 15h30 | Mesa-redonda 4 Crianças e jovens como sujeitos de direitos
– André Augusto Diniz Lira, UFCG (Coordenação) Pelo encontro das narrativas: exclusão social, ética do reconhecimento e formação.
– Gabriel Murillo, UDeA, Colômbia Acolhimento em outra biopolítica da educação
– Marineide de Oliveira Gomes – UNIFESP Políticas Educacionais e escuta de crianças em tempos de pandemia do Covid 19: tensões e perspectivas
– Sandra Maia Vasconcelos, UFC Um tempo que nunca passa: narrativas de experiências marcadas pelo hardening
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15h às 17h30 | Mesa-redonda 5 Narrativas da experiência em situação de adoecimento
– Elizeu Clementino de Souza – UNEB Adoecer e aprender no contexto hospitalar: o que narram as crianças?
– Andréia Gomes da Silva, AHED-SEEC Narrativas da experiência sobre o processo de formação docente no AEHD
– Senadath Rodrigues – SEEC/RN – ELP/RN Entre a escola e o hospital
– Simone Maria da Rocha, UFERSA (Coordenação) Narrativas de crianças em situação de hospitalização e adoecimento: o que aprendemos com elas?
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17H40 | Lançamento de livros |
8h30-10h20 |
Rodas de conversa Narrativa de si, educação e saúde |
10h30 – 12h |
Mesa-redonda 6 Escuta sensível de narrativas da infância
– Carolina Kondratiuk, GIS LSC, CIRCEFT Paris 8 (Coordenação) -Saberes invisíveis e transcriação do sujeito
– Anne Dizerbo, GIS LSC, EXPERICE Sorbonne Paris Nord -A criança como sujeito de direitos
– Izabel Galvão, Paris Nord, França Escutar as crianças de corpo inteiro: expressividade e intersubjetividade nas narrativas infantis
– Daniela Freire, UFMT A formação docente como ambiente de pensamento: narrativas e participação infantil – Ida Carneiro Martins, UNICID Lembranças de brincadeiras da infância na constituição da docência: implicações para os campos da educação e da saúde
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12h-14h |
Intervalo para almoço |
14h – 15h30 |
Mesa-redonda 7 Arte, educação e vulnerabilidade social
– Rosvita Kolb Bernardes, UFMG Narrativas de crianças em um ateliê de arte (auto)biográfico
– Luciane Germano Goldberg, UFC Ateliê pintante: narrativas plásticas de crianças em extrema vulnerabilidade social no Instituto da Primeira Infância – IPREDE-CE – Fredy Henrique González, UFR Autoesculturas escritas: narrativas (auto)biográficas no contexto de uma Pedagogia da Sedução
– Margarita Villegas, UFERSA Discursos e memórias de infâncias e adolescentes migrantes
– Cynara Ribeiro, UFRN (Coordenação) Ecos da infância na formação de professores
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15h30 às 17h30 |
Conferência de encerramento Béatrice Mabilon-Bonfils (Cergy-Pontoise)
Painel de encerramento Lançamento da RINPAC Coordenação: Tatyana Mabel |
19h |
Jantar de confraternização |
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Eixos disponíveis:
Todas as pessoas que tiveram sua presença confirmada no evento receberão via SIGAA o certificado de participação
Teresa Jacinto Sarmento, UMinho, Portugal
Conceição Leal da Costa, UÉvora, Portugal
Gabriel Murillo Arango, UdeA, Medellín, Colombia
Béatrice Mabillon-Bonfils, Université de Cergy Pontoise, França
Christine Delory-Momberger, GIS Campus Condorcet, França
Anne Dizerbo, GIS,Paris Nord, França
Carolina Kondratiuk, Gis Paris 8, França
Martine Lani-Bayle, Université de Nantes, França
Maria da Conceição Passeggi (Presidente do III CINPAC)
Tatyana Mabel Nobre Barbosa, UFRN (Coordenadora do CINPAC)
Ecleide Cunico Furlanetto, UNICID (Presidente do Comitê Científico)
Patrícia Lúcia Galvão, NEI-UFRN (Vice-líder do GRIFARS-UFRN-CNPq)
Cristóvão Pereira de Souza (Presidente da ANNHIVIF)
Simone Maria da Rocha, UFERSA
Roberta Ceres Antunes Medeiros de Oliveira, UERN
André Augusto Diniz Lira, UFCG
Luciane De Conti, UFRGS
Camila Aloisio Alves, FMP/UNIFASE
Elizeu Clementino de Souza, UNEB
Sandra Maia Vasconcelos, UFC
Jacyene Melo de Oliveira Araújo, UFRN (PPGEESP)
Irene Reis dos Santos, Core
Alexsandro dos Santos Machado, UFRPE
Patrícia Lúcia Galvão
Cristóvão Pereira Souza
Emmanuel Dário Gurgel da Cruz
Irene Reis dos Santos, CORE, SP
Ivanice Nogueira de Carvalho Gonçalves, Narrar-UNICID
Viana Patrício Barbosa Neto, Grifars,UFRN-CNPq
Ecleide Cunico Furlanetto, UNICID (Coordenadora)
Alexsandro Machado, UFRPE
André Augusto Diniz Lira, UFCG
Andrea Abreu Astigarraga, UVA
Camila Aloisio Alves, FMP-UNIFASE
Conceição Leal da Costa, UÉvora
Luciane De Conti, UFRGS
Maria Teresa Jacinto Sarmento, UMinho
Marineide de Oliveira Gomes, Unifesp
Elizeu Clementino de Souza, UNEB
Gabriel Jaime Murillo, UdeA
Gilcilene Lélia Souza do Nascimento, UFERSA
Herli de Sousa Carvalho, UFMA
Daniela Barros da Silva Freire Andrade, UFMT
Luciane Germano Goldberg, UFC
Roberta Ceres Antunes Medeiros de Oliveira, UERN
Simone Maria da Rocha, UFERSA
Tamar Genz Gaulke, UFRN
Tatyana Mabel Nobre Barbosa, UFRN
Patrícia Lúcia Galvão, NEI-UFRN, Vice-Líder do GRIFARS-UFRN-CNPq
Tatyana Mabel Nobre Barbosa, UFRN
Andréia Gomes da Silva, NAEHD-SUESP-SEEC-RN
Cristóvão Pereira Souza, ANNHIVF
Roberta Ceres Antunes Medeiros de Oliveira, UERN
Senadaht Barbosa Baracho Rodrigues, SEEC-RN
Tamar Genz Gaulke, UFRN
Natalia Prado Oliveira de Oliveira, GRIFARS – UFRN/UNICID
Cristiane Nobre Nunes, Narrar-UNICID
Vagner Novaes Tranche, UNICID
Ivanice Nogueira de Carvalho Gonçalves, Narrar-UNICID
Irene Reis dos Santos, CORE, SP
Patrícia de Ávila Vechiatto Cajai, Colégio Dante Alighiere SP, UNICID
Priscila Aliança, IFRN
Gabriela Loech, Secretaria de Educação de Taubaté-SP, UNICID
Evanílson Gurgel, GRIFARS-UFRN-CNPq
Silvia Lopes, UNICID
Grifars|Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, Auto.Biografia, Representações e Subjetividades (UFRN-CNPq)
Gepnae|Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas (Auto)biográficas em Educação (UFERSA-CNPq)
GPSCE| Grupo de Pesquisa Sociedade, Cultura e Educação (UFCG-CNPq)
Gepas| Grupo de estudos e pesquisas (auto)biográficas (UVA-CNPq)
Grafho| Grupo de Pesquisa, (Auto)Biografia, Formação, História Oral, (UNEB-CNPq)
Gelda|Grupo de Estudos em Linguística e Discurso Autobiográfico (UFC-CNPq)
Gepas|Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)Biográficas (UVA-CNPq)]
Gepaiir|Grupo de Estudos e Pesquisas Autobiográficas, Interdisciplinares e Interculturais de Roraima (UFRR-CNPq)
Gppin |Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (UFMT-CNPq)
COM| Comunidade de Pesquisa em Narrativas Autobiográficas, Estudos da Linguagem e Pedagogias Emergentes (UFRPE-CNPq)
Cimne|Grupo de Pesquisa Cultura, Imaginário, Memória, Narrativa e Educação (UFF-CNPq).
Diafhna|Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas (UFC-CNPq)
Narrar|Grupo de Pesquisa Narrativas, Aprendizagem e Formação (UNICID-CNPq)
NEPIs|Núcleo de Estudo em Psicanálise e Infâncias (UFRGS-CNPq)
Nuped|Núcleo de Pesquisa em Educação (UERN-CNPq)
Núcleo de Estudos e Pesquisas: Educação inclusiva, tecnologia educacional e formação profissional em diferentes contextos (UFSCar-CNPq)
GEPADIEB – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Aprendizagem, Desenvolvimento e Inclusão na Educação Básica – (UNICID-CNPq)
UFRN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
CE, Centro de Educação
PPGEd-UFRN, Programa de Pós-Graduação em Educação
NEI-CAp-UFRN, Núcleo de Educação da Infância
GRIFARS-UFRN-CNPq, Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, Auto.Biografia, Representações e Subjetividades
SEEC|SUESP|NAHED-RN, Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar da Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Rio Grade do Norte
ANNHIVIF, Associação Norte-Nordeste de Histórias de Vida e Formação
CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Consulado da França no Recife
ASIHVIF|RBE – Association Internationale des Histoires de Vie en Formation et de Recherche Biographique en Éducation, www.asihvif.com
BIOgraph – Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, www.biograph.org.br
ANNHIVIF, Associação Norte-Nordeste de Histórias de Vida e Formação
CIERS-ed/FCC – Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais, Subjetividade e Educação, Fundação Carlos Chagas
GIS – Le sujet dans la Cité – www.lesujetdanslacite.com
CORE – Comunidade Reinventando a Educação http://www.coreduc.org/
CIRBE – Collège International de Recherche Biographique en Éducation
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN
Universidade Federal Rural do Semiárido, UFERSA
Universidade Cidade de São Paulo, UNICID
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG
Faculdade de Medicina de Petrópolis, FMP/UNIFASE
Universidade do Estado da Bahia, UNEB
Universidade Federal do Ceará, UFC
Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA
Universidade de Évora, Évora, Portugal
Universidade do Minho, UMinho, Portugal
Universidade de Antioquia, UdEA, Colômbia
GIS Le sujet dans la Cité, Paris